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quinta-feira, 8 de julho de 2010

Rap de Atlanta: Swag [Rap Is Not Pop: A Primer on ATL Swag Rap]











Encontrei um artigo no rhapsody.com mostrando as mudanças no rap de Atlanta até chegar ao atual, vou tentar repassar aqui no blog a mesma idéia só que em português. Confira o artigo original clicando aqui.

Como qualquer outro começo de verão, outra temporada de danças Dirty South começa. O ritual anual traz dezenas de candidatos, o rap bubblegum que ninguém admite gostar de dia, mas todo mundo ama nos clubes (e nos strip-teases), quando as senhoras estão mais soltas, os garotos são os caras e chove vodka. E mais um monte de coisas que provavelmente vieram de Atlanta.

Sempre, desde meados dos anos 90 e dos hinos do booty bass, como Ghost Town DJs - My Boo, Freak Nasty - Da Dip, Atlanta nos diverte e nos atormenta com esse bubblegum rap. O estilo atual é o "Swag", uma mistura mal sucedida de letras materialistas, legítimo rap de bandido e, ocasionalmente, uma nova dança para os caras tentarem voltar pra casa.


Lil' Jon & Eastside Boyz - Get Low
Crunk é um subgênero separado, mas merece sua menção aqui. Lil' Jon foi um dos primeiros a misturar o estilo sujo da periferia de Atlanta com o booty shake de uma forma que não parecia descartável. Um produtor excelente e um memorável MC, ele faz parte da primeira onda de Dirty South bounce (ao lado dos Milionários da Cash Money de Nova Orleans, claro). Também veja: Lil' Jon - I Don't Give a F*ck, Lil' Scrappy - Head Bussa, Ying Yang Twins - Salt Shaker.

Dem Franchize Boyz - White Tee
Com foco no dia a dia ilegal e nas horas depois do Poole Palace (clube noturno do Distrito de Bankhead em Atlanta), a vida curta do Snap é na verdade o prelúdio de todo o fenômeno Swag. Dem Franchize Boyz "White Tee" - nada mais do que uma fita zuada, um refrão pobre com uma batida minimalista. Também veja: "Oh I Think Dey Like Me" e "Lean Wit It, Rock Wit It" dos Dem Franchize Boyz e "Do the Poole Palace" do criminalmente esquecido inovador do snap K-Rab.

D4L - Laffy Taffy
Eu sei que você odeia isso. Mas dê os créditos ao D4L, foram os caras que fizeram o Snap de Bankhead tocar internacionalmente. Uma vez que o Fabo inspirou Soulja Boy, New Boyz e uma geração de crianças idiotas com seus pares de meias neon-colorido e seus passos loucos de pop-locking. Também veja: Young Dro - Shoulder Lean, Unk - Walk It Out, Young Joc - It's Goin' Down.

Soulja Boy Tell' Em - Crank That (Soulja Boy)
Foi essencialmente uma homenagem a cena de Atlanta por um adolescente com os hormônios loucos que "pegou" um contrato de gravação através dos seus vídeos virais no YouTube. A batida foi produzida pelo Mr. Collipark com uma direta influência da excelente (e muito melhor) "Ain't Gon Let Up" do Yola. E ainda Soulja Boy tem subido muito com novidades relacionadas ao seu estilo pop-rap pouco respeitado. Estranho. Também veja: Soulja Boy - Turn My Swag On e Roscoe Dash - All the Way Turnt Up.

Shawty Lo - Dey Know
Com foco em danças inocentes, o Snap nunca chegou a Elite de Atlanta. Dj Drama, por exemplo, raramente inclui isso nas suas mixtapes infames. Mas Swag é um compromisso alegre, uma forma para os bandidos de-volta-ao-club se gabarem, se achar e festejar sem perder sua credibilidade na rua e nem seu "swagger(estilo)". A mudança não foi somente temática, mas também musical. Os produtores mudaram das pequenas chaves do snap para uma diversa mistura de sinistras "synth washes", batidas de teclado e bleeps eletrônicos.
O membro do D4L, Shawty Lo, tem o crédito por sugerir um novo estilo com " I'm Da Man", uma faixa do grupo que saiu em 2006 no album Down For Life. Mas foi o single "Dey Now", onde ele grita "Big up to all my haters" sobre um loop de Mandrill - Children Of The Sun foi ai que começou a tendência. Ao mesmo tempo o namorado de Brandy Norwood, Rocko, soltou "Umma Do Me" e seu refrão contagiante, "You just do you, and umma do me". Ambos Shawty Lo e Rocko parecem Young Jeezy, um símbolo de como o Snowman (Jeezy) foi na época.


Blood Raw Feat. Young Jeezy - Louie
Essa foi uma das entradas de estranhos na aposta do Swag Rap. Não é todo dia que você ouve um cara chamado Blood Raw (algo como sangue cru) rimando sobre os prazeres de bolsas de luxo. Ouça o refrão quando Young Jeezy fala "It's in my Louie Bag, yeah, it's in my Louie bag" (Está na minha bolsa Luie, sim, está na minha bolsa Louie).

Yung LA - Ain't I
A banca Grand Hustle do T.I. pulou na moda Swag com Yung LA. Ain't I dele pode ser categorizada como "swag futurístico": ele foi um dos vários rappers que se consideram "alternativos" por que eles usavam agasalhos Bathing Ape e outras roupas modernas.

Gucci Mane - Lemonade
Um dos grandes equívocos sobre Gucci Mane é que ele é um rapper gangsta frio como pedra - compreensível dado que ele matou um homem e assim fugiu. No fundo, porém Gucci só rima sobre jóias, dinheiro e sexo em metáforas coloridas como tiros explosivos e gírias "claras". Sobram hits seus do gueto, mas Lemonade é um bom lugar pra começar. Também veja: OJ Da Juiceman em "I'm Gettin' Money" e Make tha Trap Say Aye" e Waka Flocka Flame em "O Let's Do It".

Essa foi minha primeira tradução, espero que não tenha muitos erros gritantes. Lembrando que a opinião acima não é extamente a minha eu apenas traduzi.

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